Quantas vezes já abriu uma página e o que foi mostrado uma página “feinha” com uma menssagem parecida com “Not Found – The requested URL /testeErro was not found on this server.”? Muitas não?
É esse assunto que vou abordar do resto do artigo.
Porque é que devemos personalizar estas páginas:
- Transmite profissionalismo – mostra que perdeu tempo com os tratamento de erros http da página;
- Mantêm-em os utilizadores no site – a página de erro pode conter a mesma estrutura e design do site, ou seja, o utilizador tem acesso à navegação do site;
- Podem ser utilizadas para guardar as informações dos erros, e posteriormente tratalos;
- Podem ser utilizadas para para esconder um erro – redireccionando para a página inícial do site;
Isto pode parecer complexo de se fazer, mas na verdade é muito simples. Primeiramente deveremos defenir os erros http que vamos tratar, e os seus códigos.
As mais habituais são:
- 400 – Bad Request
- 401 – Authorization Required
- 403 – Forbidden
- 404 – File Not Found
- 500 – Internal Server Error
À maior parte dos utilizadores só vai intereçar tratar o erro 404, mas quem trata um, trata 5.
Depois de saber quais os erros que vai tratar, é necessário defenir/criar as páginas dos mesmos. Por exemplo para o erro 404 a página 404.html.
Tendo já tudo acima basta só editar o ficheiro .htaccess na raíz do seu site ou o ficheiro httpd.conf do seu servidor, em servidores Linux ele provavelmente fica em /usr/apache2/ e em servidores Windows o local pode ser em C:/Programas/Apache Group/Apache/conf/, se não encontrar, faça uma busca por httpd.conf, adicionando as seguintes linhas ao ficheiro:
ErrorDocument 400 /index.php ErrorDocument 401 /401.html ErrorDocument 403 /errors/403.php ErrorDocument 404 /404.php ErrorDocument 500 /lapr5_3/index.php
É necessário adicionar uma linha por cada erro. O segundo parâmetro é o código do erro HTTP e o terceiro é a página para onde o utilizador será redireccionado.
Simples rápido e eficaz.
Referências: