Por vezes, no contacto com um potencial cliente, percebemos a incerteza do cliente sobre a presença online da sua empresa. O cliente não está convencido que quer um website. Hesita nos conceitos, naquilo que pretende. Às vezes, quer apenas um email, uma coisa simples, depois vê-se. Já ouvi um pouco de tudo.
Este artigo tenta resumir os melhores argumentos para explicar o potencial da Internet para qualquer empresa, seja micro, pequena, média ou até uma grande empresa. A Internet não é o futuro, é o presente. Quem não percebe esta realidade, está a perder oportunidades, competitividade e uma boa parte na facturação.
Por exemplo, o Sr. Manuel abre a sua empresa. Uma das primeiras decisões é local geográfico onde vai abrir físicamente a empresa. Vai procurar uma boa localização. Comprar um escritório (loja, fábrica, etc.) e equipá-lo com tudo o que considera indispensável. O Sr. Manuel vai conseguir estabelecer-se localmente. Vai servir um número limitado de pessoas, num espaço geográfico maior ou menor. Vai ter um horário de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 horas às 18:00 horas.
Este é o negócio tradicional. E neste negócio tradicional, o Sr. Manuel investiu muito dinheiro. Mas, é um negócio com limites geográficos, demográficos e o próprio horário de funcionamento da empresa é limitado.
- Em Portugal, cerca de 48% da população, usa a Internet regularmente. E o número de utilizadores sobe todos os dias. É este o seu mercado na internet.
- A concorrência tem um site. A concorrência está a apostar forte na Internet. A sua empresa não pode ficar para trás. Não acredita? Use o Google e procure os seus concorrentes…
- Aberto 24 horas, 7 dias por semana. A qualquer hora do dia, a qualquer dia do ano, a sua empresa tem uma loja aberta, a informar, promover, tirar dúvidas e vender os seus produtos e serviços!
- Acabe com o conceito local do negócio. Abrace o conceito global! Para além de poder cativar clientes de qualquer parte do país (não apenas na região geográfica da sua loja física), vai poder receber novos clientes de outros países.
- Melhor e mais comunicação. Um site comunica ao ritmo do utilizador. Se o utilizador procura informação específica e pormenorizada, o site pode oferecer esse tipo de informação. Se o utilizador procura informação mais geral, encontrará o que procura, quase como um fato feito à medida.
- Transforme clientes em fãs. É o sonho de qualquer empreendedor e está a tornar-se real para milhares de empresas. Um site pode cativar os utilizadores e transformá-los em mais que clientes: em fãs, seguidores e utilizadores participativos. O que irá ajudar a fidelizar os seus clientes.
- Melhor feedback dos clientes. O site pode potenciar o feedback dos seus utilizadores. Quanto mais rápido receber essa informação dos clientes e utilizadores, maior será a flexibilidade para adequar-se ao mercado e satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes.
- Valorize a imagem / marca da empresa. Um bom site transmite uma imagem positiva da empresa, valorizando-a junto dos utilizadores.
- É cada vez mais expectável que tenha um! Uma empresa não deve frustrar as expectativas dos clientes. Cada vez mais, o próprio consumidor quer que a empresa tenha um site, para aceder a mais e a melhor informação.
- A Small Business Administration dos EUA concluiu que as pequenas empresas (empresas Americanas) com presença online conseguiram em média um lucro 39% superior às das empresa sem site.